Amarante

A cidade

Amarante, cidade onde se localiza a nossa Casa, tem em si um encanto peculiar, pelo seu legado histórico, natural e gastronómico. Merece ser visitada, vivida e saboreada.

A Casa da Pedra situa-se a 4 quilómetros das margens do Rio Tâmega e a 6 quilómetros da cidade de Amarante. Amarante tem o seu destino indissociavelmente ligado ao rio Tâmega e às serras do Marão e da Aboboreira. É por isso que, aqui, constantemente, se sente um apelo às actividades de ar Iivre e ao exercício físico, como o montanhismo, a canoagem, o parapente, os passeios em guigas e gaivotas, a pesca, a caça, a natação, o golfe, o campismo, a fruição das praias fluviais e do parque aquático.
O Tâmega seduz, também, pelo bucolismo das suas margens, bordejadas a salgueiros e amieiros, de uma ou outra lavadeira, dos seus acidentes - galas, penedos, canais, ínsuas, areais. A sua frescura comunica-se à cidade e convida aos passeios nas suas margens.
O concelho de Amarante reúne, também, um conjunto notável de edifícios e monumentos. As construções mais significativas são do período românico e situam-se em zonas rurais: as igrejas românicas de Gondar, Lufrei, Freixo de Baixo, o Mosteiro de Travanca, de Jazente, de Gatão, constituindo o que de melhor aquele estilo arquitetónico Iegou à Península lbérica. Na cidade, sobressai o centro histórico, a Ponte Velha e o Mosteiro de S. Gonçalo, onde nasceu a tão afamada doçaria conventual. A gastronomia é outro aspecto a realçar, sendo possível degustar sabores tradicionais num dos restaurantes típicos, sobranceiros ao Rio Tâmega e daí apreciar as vistas privilegiadas da cidade.

E aqui perto...

A Casa da Pedra é um excelente ponto de partida para a descoberta, sem pressas, de outros pontos turísticos de elevado interesse, tais como:

Nos Arredores